Thursday, October 23, 2008

SOBREVIVENCIA


Nao e de hoje que eu digo que quero voltar pra casa, que estou com saudade da minha familia, que a distancia de todos me deixa cada vez mais abalada. Mas eu sei que essa experiencia esta me fortalecendo, que eu me coloquei voluntariamente nessa situacao. Eu pedi para isso e assumo toda a responsabilidade dessa minha decisao. Estou sentindo como uma sobrevivente, onde eu tenho que superar meus problemas por mim mesma. Ha muito descobri que sou eu mesmo a unica solucao para os meus problemas, e ficar esperando pelo inevitavel so me faz perder mais tempo. Logico que muitos desfechos levam tempo e que sou uma pessoa impaciente, uma mistura saborosa. Estou entao tendo de fazer por mim mesmo, cuidar de mim, apreciar o que tenho. Ou seja, estou passando mais tempo comigo mesma, apreciando a minha companhia. Isso pode soar hilario, bobo, redundante. Mas a verdade e que as vezes a gente eu se aproveita por inteiro ( nao, eu nao estou falando de sexo). Colocamos pessoas ao nosso redor para nos complementar, para nos divertir, nao queremos ficar sozinhos, as vezes estamos ate mal acompanhados, mas nos damos por satisfeito por nao estarmos sozinhos. Por que esse pavor?? Acho que de certa forma temos medo de nos mesmos. Temos um temor de o que pode nos ocorrer quando estamos sozinhos. E aqui eu lembro que quando eu era crianca eu nao queria morrer sozinha, mas nos morremos sozinhos. Hoje estou aprendendo a viver sozinha: tomar minha decisoes sozinha, viver sozinha, caminhar sozinha, me vestir sozinha, assitir filme sozinha, enfim levar uma vida mais comigo mesma. O engracado e que sempre fui uma pessoa rodeada de gente, e sempre pensei que esse tipo de vida fosse tao triste, mas estou vendo que nao, logico que nao e pra passar todo o tempo do mundo sozinha ne? Ate porque como diz um filosofo que eu nao me lembro quem e "nenhum homem e uma ilha", voce vive em sociedade e suas acoes afetam essa sociedade em que voce vive. Mas aprecie momentos de reflexao. ame seu corpo, ame sua companhia. E nao esteja acompanhada pelo simples fato de nao querer ficar sozinha. Seja um pouco egoista, veja o que essa amizade tem a oferecer pra voce, porque isso sera mutuo, voce tambem tem milhares sentimentos, ensinamentos ou oportunidades a oferecer para o seu grupo. Enfim, somos nos mesmo nossa melhor companhia. Mas nunca nos esquecamos da nossa base, a familia e os amigos, nas horas de angustas e neles que penso e nas consequencia que meus atos implicara neles. Um xerao Nossa lembrei de uma coisa, o que me ajudou a fundar esse topico, creio que so tem a somar. Essa e uma materia que li na revista Galileu, Edição 207 - Out de 2008.


5 MANEIRAS DE DESENVOLVER UM PERFIL DE SOBREVIVENTE sua vida pode depender disso

1 - Atitude Pessoas que enfrentam crises e se recuperam bem delas tendem a contar com três vantagens: elas acreditam que podem influenciar o que acontece em volta delas; conseguem encontrar sentido no caos da vida moderna; estão convencidas de que podem aprender com as experiências, sejam elas boas ou ruins

2 - Conhecimento
Se você souber como pode reagir em um desastre, pode aprender a superar os seus instintos mais prejudiciais nessa situação. Se souber mais sobre os riscos que teme, provavelmente ficará mais calmo na hora em que algo der errado. Por exemplo: você sabia que os piores acidentes aéreos têm sobreviventes? É sério. De todos os passageiros envolvidos em acidentes entre 1983 e 2000, 56% sobreviveram. Agora que você sabe disso, o seu comportamento pode ser diferente

3 - Nível de ansiedade
Gente que lida diariamente com altos níveis de ansiedade têm mais tendência a ficar paralisadas ou "apagar" em uma emergência. Isso não é necessariamente mau, mas é importante reconhecer quando pode significar um risco e tentar superar isso, caso sua casa esteja em chamas ou uma balsa esteja afundando, por exemplo. Tente aprender truques para controlar o nível de ansiedade nas questões cotidianas. Isso vai ajudá-lo na hora do desastre

4 - Controle do peso
É óbvio, mas não custa lembrar que gente acima do peso se move mais lentamente, é mais vulnerável a males colaterais (como um ataque cardíaco), precisam de mais espaço e sofrem mais para se recuperar de ferimentos. Durante o 11 de Setembro, aqueles com menos preparo físico foram os que se machucaram mais durante a evacuação das torres. De novo, o que é bom para a vida normal também é útil nas tragédias

5 - Treinamento
Não há jeito melhor de aprimorar a performance do que a prática. Faça uma lista com os maiores riscos a que está exposto (use dados, e não apenas a emoção). Daí, faça um esforço para imaginar um treinamento simulado com a sua família. O cérebro adora a memória corporal. É muito melhor parar, cair e rolar do que falar sobre paradas, quedas e rolamentos. Assim, faça com que o treinamento contra incêndios se torne uma prática no mínimo anual em seu local de trabalho

2 comments:

Izanio Martins said...

ok. Por enquanto, li apenas o primeiro post, lá em baixo...depois retorno para ler os outros...sao bem extensos. ^^
Li tb alguma coisa sobre DARTS...pq em medicina, nós usamos uns DARMS e pensei q fosse algo do tipo, mas não era. Então, tb to com saudades...e nao se preocupe em ficar meio ranzinza [com dois z?]...o calor daqui derrete.

Fernanda M. said...

oi amiga..adorei seu post..vc conseguiu transcrever exatamente o que eu sinto aqui tb, principalmente na parte de que e melhor ficar sozinha do que acompanhada de quem so vai lhe fazer mal...aqui tb eu aprendi que eu sou uma boa companhia pra mim mesma..e como eu sou uma pessoa feliz por ter amigas de verdade e que infelizmente vcs nao estao aqui comigo...
saudades sempreee
te amoooooooo
F.