Wednesday, November 5, 2008

Viva a Diversidade

Eu (brasileira) e Teresa (alema)

Bom eu ate que estava meio que sem saco para escrever alguma coisa, mas de repente, lendo algumas noticias, sobre a questao do racismo, nao e que todas foram ligadas uma as outras, nas verdade o unico ponto em comum era a questao do preconceito. A primeira discussao desse assunto iniciou-se quando ao conversar com uma amiga ela reclamou sobre a exaltassao da cor da pele do Hamilton, onde certas pessoas celebraram sua vitoria mais pelo fato dele ser negro do que sua habilidade como piloto. Outra noticia eu vi ontem, na verdade foi um video das cameras de Metro em Barcelona onde um Skinhead chinga, bate e chuta uma venezuelana. O mesmo eu vivi pessoalmente, quando estava em uma lanchonete e um Irlandes bebado que estava sendo retirado do estabelecimento devido a bagunca que estava provocando e pelo ambiente ser mais familiar, entao o Irlandes saiu chingando o indiano de Imigrante de merda. O mais recente e sobre a vitoria do Obama nos Estados Unidos onde eles afirmam que "A mudanca chegou a America". Ta pra comecar, eu nao aceito racismo, vindo de nenhuma parte, seja de brancos contra negros ou negros contra brancos, seja contra imigrantes e nativos, seja por nao aceitar ou confiar que somrente a o novo mudara. Acredito que em muitos momentos nos sentimos ameacados e que as vezes tomamos uma atitude extrema, muitas vezes ofensivas, mas todas essas atitudes tem uma razao. Ou a questao de muitos brasileiros chigarem o Hamilton ou entao perguntarem ao outro piloto quanto ele recebeu nao foi uma defensiva aos que tanto esperavam o novo Senna, um novo campea da Formula 1. Das duas uma, ou as duas se voce preferir, nao sabemos perder e temos que colocar a culpa em alguem (isso na verdade e intimo do ser humano) ou colocamos muitas esperanca em alguem e por muito pouco nao vencemos. Quero aqui deixar claro que quando falo nos estou me referindo a todo ser humano, e esse acontecimento na Formula 1 e somente um exemplo do que por nos acontecer. Acho que os que defendem a cor da pele, a origem pobre o sofrimento, estao na verdade desmeranco a Garra, a determinacao e as vitorias. O que importa no fim e sempre o que menos inspirou, os meios? Os Fins realmente justificam os meios? O que eu vejo nessas situacoes sao pessoas que lutaram, que estao lutando, que tem objetivos que vao muito mais que a cor da pele, que as origens e que sofrimento. A quanto custa voce esta longe, fazer um esforco pra ser sempre melhor, pra poder vencer? Eu nao acredito mais no racismo pelo simples fato que ele nao existe mais, vivemos em uma diversidade cultural que nos faz lindos e diferentes, nao podemos mais definir nossa raca, porque nao exite raca, a cor da pele muda - o Michal Jackson que o diga - os cabelos mudam, e no fim somos so alma e carater. Isso e que impora. Essa discussao nao acabou por aqui. Xerao a todos

1 comment:

Fernanda M. said...

se todo mundo fosse igual qual seria a graca?? o importante e respeitar a cultura,religiao e pensamento...ninguem e obrigado a pensar igual
saudades amigaa
te amooooooooooooo